MANIFESTO DO COMITÊ MISSIONEIRO DA UFFS
Em reunião realizada na última semana, o Comitê que coordena a conquista da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, se posicionou com unanimidade de seus membros, sobre o momento pelo qual passa a instituição de terceiro grau que terá campus em Cerro Largo.
1. Em primeiro lugar, é preciso acentuar sempre a importância dessa conquista para toda a região Missioneira. A UFFS trará enormes investimentos financeiros e culturais para incentivar o desenvolvimento da região.
2. Há de se dizer também que a grandiosidade da conquista não pode ser colocada em risco, motivada por possíveis divergências locais. As mãos tem de ser dadas em torno de todos os desafios que se apresentam.
3. Um dos grandes desafios era o do aluguel do Seminário São José, o qual já foi superado com a assinatura do contrato de locação entre a administração e a Diocese Angelopolitana.
4. Nos resta agora, a aquisição da área de terras em frente ao Parque da Expocel. Se porventura não houver recursos suficientes de parte da prefeitura, o Comitê se coloca ao lado do governo municipal, no sentido de buscar esse subsídio junto ao Ministério da Educação, em nome da manutenção desse projeto para Cerro Largo.
5. Considerando que todos os outros locais, nos quais haverá campi da UFFS, já decidiram e deliberaram sobre aquisição de áreas, nos resta o compromisso de apressar essas tratativas. Afinal de contas, um investimento inicial de por volta de 18 milhões, fala por si só do retorno que a cidade e a região receberá.
6. Ao mesmo tempo, temos de estimular todas as pessoas interessadas em ser estudantes da futura instituição, a se inscreverem no Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM, até o dia 17 de julho desse ano pelo site www.enem.inep.gov.br.
7. As provas se darão nos dias 3 e 4 de outubro e o início das aulas está programado para março de 2010.
Por fim, o Comitê que lutou e continua lutando por essa conquista, clama à comunidade local e regional pela busca da unidade e não da discórdia. Cerro Largo e região tem vocação para um desenvolvimento sustentável. Há uma oportunidade impar colocada na nossa frente e não podemos desperdiçá-la.
Santo Ângelo, 3 de julho de 2009.
COMITÊ MACROMISSIONEIRO PRÓ UFFS
Nenhum comentário:
Postar um comentário