JEFERSON FERNANDES

JEFERSON FERNANDES

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Jeferson Fernandes, uma História de Lutas e Conquistas.


Jeferson Oliveira Fernandes nasceu no ano de 1970 na cidade de Santo Ângelo. Seu pai: o soldador Deniz Rolim Fernandes. Sua mãe: a doméstica Dorvalina Oliveira Fernandes. Ambos sempre trabalharam muito para o sustento de seus cinco filhos. Aos 12 anos, Jeferson teve de se mudar para São Luiz Gonzaga. O pai perdeu o emprego e conseguiu trabalho nesta outra cidade.
O engajamento comunitário de Jeferson se deu a partir da Pastoral da Juventude. Também foi catequista. Aos 15 anos já atuava na organização de um grupo de jovens da comunidade da Ferroviária, onde morava. Com espírito de liderança, logo conquistou a confiança dos companheiros e passou coordenar cursos, encontros e assumir encargos de nível regional. Em 1991, trabalhou para a Diocese de Santo Ângelo prestando assessoria a grupos de jovens.
Por vários anos, conjugou o trabalho pastoral e do movimento estudantil. Atuou na diretoria da associação de moradores das comunidades Bairro Agrícola e Vila Mário, onde residia. Aos 18 anos, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores e, aos 21, já assumia a vice-presidência da Executiva Municipal de São Luiz Gonzaga.
Sempre ligado aos movimentos culturais, integrou grupos teatrais e também de movimentos de defesa do meio ambiente. Participou ativamente da campanha "Fora Collor" enquanto líder estudantil e da juventude petista.
Como todo filho de família pobre, desde cedo, Jeferson teve de conciliar o estudo com o trabalho. Foi pintor, auxiliar de pedreiro e de marceneiro, diarista em supermercados e lavouras no interior de São Luiz.
Cumpriu com a obrigação legal de servir o Exército e somente depois dessa fase é que adquiriu o direito de ter carteira assinada. Foi vendedor de peças de automotrizes na empresa Schneider e Deboni, revisor e laboratorista do Jornal A Notícia.
Com a perspectiva de cursar o terceiro grau e buscar qualificação para atuação política, em 1993, radicou-se em Santa Rosa e passou a trabalhar como assessor do vereador José Albino Rohr e na secretaria executiva do Partido dos Trabalhadores.
Lutador por natureza, em 1994 ingressou no curso de Direito da UNIJUÍ. Já no primeiro ano foi eleito presidente do Diretório Central de Estudantes Paulo Freire. Liderou importantes mobilizações dos acadêmicos da época: contra aumento de mensalidades, por crédito educativo, universidade pública estadual, melhores condições físicas das salas de aula, orçamento participativo na instituição, combate às políticas neoliberais do então governador Britto e FHC, etc.
Em 1996, foi candidato a vereador em Santa Rosa e ficou na suplência. No ano de 1997, assumiu a atribuição de assessorar o deputado Estadual Elvino Bohn Gass. Foi eleito 3 vezes coordenador regional e membro do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores.
Na condição de assessor parlamentar, acompanhou várias entidades e movimentos populares da região, ministrando cursos, palestrando e prestando serviços na elaboração de planejamentos e execução de projetos.
Durante a gestão do Olívio Dutra no governo do Estado do Rio Grande do Sul, Jeferson auxiliou na articulação de políticas públicas voltadas para a Agricultura Familiar, Saúde Pública, Segurança e criação da Universidade Estadual – UERGS.
Enquanto advogado, Jeferson tem predileção à atuação no Direito Público e em defesa dos direitos humanos. Costuma acompanhar organizações juvenis dando ênfase para a importância da proteção dos direitos das crianças e adolescentes, principalmente no que concerne à educação.
De 2005 a 2009, envolveu-se intensamente na temática educacional. Foi um dos articuladores do movimento pró universidade pública na metade norte do RS e acompanhou o processo de instalação dos IFETs em nossa região. Os sonhos se tornaram realidade e as lutas valeram a pena. Hoje, Jeferson comemora a criação da Universidade Federal da Fronteira Sul que terá um campus na cidade missioneira de Cerro Largo. Obras do governo do presidente Luis Inácio da Silva.
Atualmente Jeferson Fernandes é coordenador do Conselho Político da Administração Municipal de Santa Rosa.
Após a eleição do Orlando Desconsi prefeito de Santa Rosa, abriu-se uma discussão no interior do PT sobre a importância de resgatarmos um mandato federal, destacando o nome do companheiro Bohn Gass para essa tarefa. Na sequência, aprovou-se o nome do companheiro Jeferson Fernandes para ser o candidato para deputado estadual.
Os compromissos que essa pré-candidatura apresenta como símbolos da luta por uma sociedade justa e igualitária são os seguintes:
o Desenvolvimento da Regional Sustentável;
o Educação Pública de Qualidade em todos os níveis;
o Segurança e Direitos Humanos;
o Agricultura Familiar;
o Cultura e desporto;
o Economia Solidária;
o Democratização dos Meios de Comunicação.
o Compromissos Políticos:
o Permanente construção partidária;
o Apoio e construção dos movimentos populares e sindical;
o Organização da corrente Democracia Socialista.
O pré-candidato aqui apresentado vem acompanhando o crescimento do PT e de suas lideranças ao longo dos últimos 20 anos. Todas as vitórias e derrotas do projeto político de esquerda na nossa região contaram, de uma forma ou de outra, com a sua participação.
Portanto, estamos falando de uma liderança que tem compromisso com uma causa. A causa da classe trabalhadora. É uma pessoa que valoriza o coletivo em detrimento do individualismo.
O seu mandato de deputado estadual estará a serviço das causas populares. Será mais uma ferramenta para fazer avançar os direitos de quem mais precisa.
Jeferson trabalha para ser um deputado de situação no Rio Grande do Sul. Defenderá com toda ênfase a candidatura do Tarso Governador, da Dilma presidente, de Paim Senador e Bohn Gass deputado federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário