“É um momento histórico. A nossa Universidade pública já é realidade”, festejou o deputado Elvino Bohn Gass, um dos grandes batalhadores da criação da Universidade Federal Fronteira Sul, após receber em primeira mão a notícia de que o projeto que cria a UFFS acaba de ser aprovado por unanimidade na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal (CE). A boa nova foi anunciada de Brasília pelo assessor, Jéferson Fernandes e pela vereadora Xuxu Malgarim (PT), que representaram o Movimento Pró-Universidade, em audiência, na manhã desta terça-feira (25/08).
“Depois de tanta luta, uma grande vitória. Conseguimos a nossa Universidade, que vai contribuir para o desenvolvimento das Missões”, comemorou a vereadora.Para Fernandes, a UFFS é o resultado da mobilização de lideranças e movimentos sociais em torno de uma antiga reivindicação da comunidade.
“O dia de hoje é a prova de que com união, democracia e um grande propósito, as coisas acontecem”, resumiu.Relatora da proposta, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC), lembrou que a medida vai beneficiar os estudantes de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
A instituição terá reitoria em Chapecó, dois campi no Estado (Cerro Largo e Erechim), e dois no Paraná (Laranjeiras do Sul e Realeza). No total, serão oferecidos 39 cursos e 2.160 vagas. Em quatro anos, a previsão é de que a UFFS atenda a 10 mil alunos.Com a aprovação no Senado, o projeto segue diretamente para sanção do presidente da República.
Segundo o presidente da Comissão de Implantação da UFFS, Dilvo Ristof, após, fica autorizada a realização de concurso público para nomeação dos professores e técnicos que vão trabalhar na Universidade, cujas atividades estão previstas para começar em março de 2010.No dia 9 de setembro, Ristof virá a Cerro Largo discutir com a comunidade os próximos passos na organização da UFFS. A data e o local serão divulgados posteriormente.
Andréa Farias - MTB 10967
Assessoria de Imprensa
Gabinete do dep. Elvino Bohn Gass (PT)
(51) 3210-2470
Assessoria de Imprensa
Gabinete do dep. Elvino Bohn Gass (PT)
(51) 3210-2470
Nenhum comentário:
Postar um comentário